sexta-feira, 8 de abril de 2011

Telhas? Dúvida na hora da compra?

                                  
     As telhas nos dias atuais tem uma função muito importante na construção desde a sua proteção natural até sua estética (suas formas e criatividade). Há vários tipos de telhas, de alumínio, vidro, aço, concreto e etc.. Porém as telhas mais usadas na construção civil, são as telhas cerâmicas, que se classificam em telhas de encaixe e telhas de capa e canal. 
     As telhas de encaixe: são telhas que apresentam em suas bordas saliências e permitem o encaixe entre as mesma, quando da execução do telhado. Elas podem ser de 3 tipos: Francesa, Romana, Termoplan.     
     Francesa: possui além dos encaixes laterais, um ressalto na face inferior para apoio na ripa.




     Romana: é conformada por prensagem.Possui uma capa e um canal interligados na mesma peça.


      

    Termplan: são telhas que permitem a passagem do ar, com o intuito de otimizar o desempenho térmico da telha.


                                     

     Telhas capa e canal: são telhas com formato de meia-cana, se apoiam sobre as ripas e por peças convexas (capas), que apóiam sobre os canais. Elas também tem 3 tipos:

      Colonial: é um tipo de telha capa e canal que caracteriza-se por possuir um único tipo de peça,destinado tanto para os canais como para as capas. 
      Paulista: apresenta a capa com largura ligeiramente inferior à largura do canal, o que confere ao telhado um movimento plastico bastante diferente do que se tem no telhado construído com telhas coloniais.            
     Plan: são telhas que apresentam formas acentuadamente retas, o que confere ao telhado uma aprência totalmente distintada que é dada pelas telhas curvas.
     Observação importante para a escolha do seu material cerâmico: Telhas cerâmicas de boa qualidade devem emitir um som metálico semelhante ao de um sino suspensas por uma extremidade e devidamente percutidas.







Redação: Carmem Julianne

Nenhum comentário:

Postar um comentário