segunda-feira, 11 de abril de 2011

Tudo sobre tijolos

   O tijolo é um produto cerâmico, avermelhado, geralmente em forma de paralelepípedo e amplamente usado na construção civil, artesanal ou industrial. É um dos principais materiais de construção. O tijolo tradicional é fabricado com argila e de cor avermelhada devido cozimento e pode ser maciço ou furado. Atualmente, por motivos ecológicos, está se voltando a atenção para o adobe e bloco de terra comprimida, por não precisarem de cozimento e poderem ser feitas no local.
   Os tijolos podem ser fabricados ou feitos a partir de argila, argila xistosa, silicato de cálcio ou cimento;a argila é a matéria mais comum. Em 2007, foi inventada uma nova forma de fazer tijolos tendo como base cinzas volantes.
   Depois da argila ser extraída, normalmente do fundo de um rio próximo ao local de fabricação, esta passa por uma fase de apodrecimento ou purificação; nesta fase, o objectivo é livrar a argila de impurezas e substâncias estranhas.
   Logo após, a argila é preparada, amassada com água e triturada em uma maquina conhecida como picador, ou, ainda, é amassada e aglutinada por tração animal.
   Segue a argila por uma esteira ou transportada por tração animal/humana a fase de modelação, em que a argila é moldada em paralelepípedos, através de cilindros e ferramentas de corte.
   Depois da argila ser moldada, ela é posta para secar no sol por um período de 1 a 2 dias, e, para finalizar, os blocos de argila são cozidos em fornos que usam como combustivel lenha, pó de serragem, lixo corporativo, lixo de gráficas, tendo seu tempo médio de cosimento em torno de 3 dias.
   Após o cosimento, os tijolos são postos para secar por ação do tempo ou por ventiladores industriais e, logo após, lançados ao comércio e uso.
Tipos de Tijolos
Segundo a massa, os tijolos estão divididos nas seguintes tipologias:
  • Maciço: tipo de tijolo sem espaços vazios.
  • Burro: tipo de tijolo maciço com dimensões:0,23 x 0,11 x 0,07 m, o que lhe permite ser disposto de várias formas, dando origem a vários tipos de aparelhos.
  • Manual ou tosco: é moldado manualmente.
  • Furado
  • Oco: é atravessado interiormente por canais longitudinais ou transversais.
Segundo o material utilizado, os tijolos estão divididos nas seguintes tipologias:
  • Holandês: tipo de tijolo que tem aspecto vidrado.
  • Flutuante: feito com magnésio poroso e sílica, é menos denso que a água, logo flutua.
  • Refractário: feito com material refratário, que o torna resistente ao calor.
  • De vidro: feito com duas camadas de vidro e ar entre elas.
Nas olarias brasileiras, os tipos mais comuns de fabricação de tijolos são os tijolos com furos, podendo variar de 4, 6 ou 8 furos, ou ainda, usando o tijolo sem furos, conhecido popularmente como tijolinho.
Também nas olarias brasileiras, os tijolos são classificados por sua cor, sendo os mais claros os cozidos, o qual se atribui um valor financeiro mais alto, os mais escuros de recozidos, o qual se atribui um valor financieiro mais baixo, e, logo após, vem os tijolos defeituosos, o qual, cabe ao dono da olaria julgar se podem ser aproveitados ou não e, caso apareça um comprador disposto a levar as sobras, atribuir um preço por elas.
Como identificar um bom material? 
A maneira mais simples de observar-se a qualidade de um bloco cerâmico na entrega é a observação do milheiro, se apresentar diversos materiais com quebras, indica baixa qualidade no produto. Materias cerâmicos como tijolos e telhas, apresentam sons metálicos, quando tocados levemente com um martelo, isso também indica um material de boa qualidade.
 Não fique na dúvida, resolva seus problemas com ajuda de um Tecnólogo em Construção Civil.







Redação: Lenoaldo Alves
Fonte: Wkipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário