quinta-feira, 7 de abril de 2011

Você sabe o que Intemperismo?


      
         Intemperismo, também conhecido como meteorização, é o conjunto de fenômenos físicos e químicos que levam à degradação e enfraquecimento das rochas.
      O termo intemperismo é aplicado às alterações físicas e químicas a que estão sujeitas as rochas na superfície da Terra, porém esta alteração ocorre in situ, ou seja, sem deslocamento do material. Este fenômeno é de grande importância para a formação e constante mudança no relevo terrestre, junto com a erosão. O intemperismo é de grande importância também na formação dos solos, pois em algumas regiões onde há grandes formações rochosas a fixação de plantas é mais difícil em relação a regiões de solo estruturalmente menos rochosos.

Tipos de intemperismo


Intemperismo físico

     Conduzem à desagregação da rocha sem que haja necessariamente uma alteração química maior dos minerais constituintes. Os principais agentes do intemperismo físico são variação de temperatura, cristalização de sais, congelamento, atividades de seres vivos.
a) Variação da temperatura: tipo o vulcão. Com o aumento da temperatura, os minerais sofrem dilatação, desenvolvendo pressões internas que desagregam os minerais e desenvolvem microfraturas, por onde penetrarão a água, sais e raízes vegetais.
b) Cristalização de sais: O sal trazido pela maresia, se cristaliza nas fraturas, desenvolvendo pressões que ampliam efeito desagregador.
c) Atividades biológicas (biomecânicos): as raízes de árvores podem trabalhar como agentes intempéricos. Elas atuam como forma motriz para abrir canais para que outros agentes intempéricos atuem nas rochas e minerais. Há também a "escavação" de insetos em rochas mais fracas.
– Conseqüências do intemperismo físico:
• Redução da granulometria dos minerais
• Contínuo aumento da superfície específica
• Sem modificação na composição química
• Formação de solo

Intemperismo químico

    Implica transformações químicas dos minerais que compõem a rocha. O principal agente do intemperismo químico é a água. Os feldspatos e micas são transformados em argilas, ao passo que o quartzo permanece inalterado. A principal argila formada é o caulim, que é branco quando puro, o que o acontece muito raramente. A cor vermelha do solo se deve aos óxidos de Ferro e Manganês liberados pela alteração da biotita e outros minerais que possuem estes elementos químicos em sua fórmula.
Na superfície, o solo é mais rico em argila e matéria orgânica. À medida que se aprofunda aumenta o número de cristais de feldspato, os quais já se encontram em processo de desagregação e de alteração química.
• Consequências do Intemperismo químico: – Completa modificação das propriedades físicas e químicas das rochas – Aumento no volume dos minerais formados secundariamente, se comparados com os minerais primários

Intemperismo biológico

   É produzido pelas bactérias, produzindo a decomposição biótica de materiais orgânicos. Este tipo de intemperismo produz os solos mais férteis do mundo, sendo muito comum na Rússia e na Ucrânia.Existe uma certa discussão sobre o conceito do intemperismo biológico, uma vez que quando um animal pisoteia o pasto, poderia ser considerado erosão física ou uma ação de um animal.

2 comentários:

  1. Qual o TIPO DE INTEMPERISMO predominante em Pombal- PB ??

    ResponderExcluir
  2. Teria que ser feito um estudo de caso em algum local definido, pois todos os tipos de inteperismos são presentes em regiões, mas como Pombal localiza-se em uma região de clima quente, a ação do sol e dos ventos predominam, ou seja, podemos classificar como um intemperismo físico/químico.

    ResponderExcluir